16 de mai. de 2009

Celesta

Tipo de glockenspiel com teclado. Foi inventada em 1886 por Auguste Mustel. Tem o aspecto de um pequeno piano vertical e consiste em um teclado de quatro oitavas, sendo a nota mais baixa o dó central. O teclado aciona martelos revestidos de feltro que percutem um jogo de barras metálicas, cada uma das quais tem seu próprio ressonador de madeira. Foi usada pela primeira vez por Tchaikovsky no balé "O Quebra-Nozes" e, desde então, tem sido empregada por numerosos compositores para efeitos especiais.

Cavaquinho



Instrumento característico na música popular brasileira, de cordas dedilhadas, e de origem portuguesa. É também chamado braguinha em Portugal, onde a viola do folclore brasileiro é conhecida às vezes como viola de Braga. Tem quatro cordas de tripa ou de metal, afinadas normalmente em ré-si-sol-ré. Com a flauta e o violão, forma historicamente o conjunto básico para a execução dos choros.

15 de mai. de 2009

Castanholas



Instrumento usado pelos dançarinos espanhóis de flamenco, consistindo em duas conchas de madeira que, ligadas entre si e aos dedos do tocador, batem uma contra a outra. As castanholas ocasionalmente usadas em orquestras são montadas sobre varas, de modo que possam ser agitadas em conjunto.