21 de jan. de 2010

Cordofone, Cornamusa



CORDOFONE.
Instrumento musical em que o som é produzido por uma corda em vibração. As cinco famílias básicas de cordofones são os arcos, liras, harpas, alaúdes e cítaras. A família da guitarra e do violino desenvolveu-se a partir dos alaúdes, ao passo que a evolução da cítara simples levou ao aparecimento das cítaras de tábua, do cravo, do saltério e do piano.



CORNAMUSA. Gaita de foles francesa com tubo modulador e bordão.

18 de jan. de 2010

Contrabaixo



Instrumento de arco, de quatro cordas, o maior e o de som mais grave da família do violino. Suas cordas são afinadas em intervalos de quarta, sendo mi a mais grave, três oitavas abaixo do mi central (isto é mi-la-ré-sol). Sua extensão é de aproximadamente duas oitavas e meia, mas pode ser ampliada para baixo afinando-se a corda inferior ou se adicionando uma quinta corda para o dó quatro oitavas abaixo do dó central. São usados dois tipos de arco: o arco francês, que se empunha com a palma da mão para baixo, como o arco de violino, e o arco Simandl, que se segura com a palma da mão para cima, como na arcada de viola. O contrabaixo desenvolveu-se no século XVI a partir do violone ou rabecão e constitui instrumento orquestral imprescindível na seção de cordas desde o século XVIII. Seu repertório inclui música de Boccherini, Beethoven, Schubert e Richard Strauss.

16 de jan. de 2010

Vanessa Mae : Fantasy on a theme from Caravans

Concertina



Instrumento de fole, com caixa hexagonal, da família dos acordeões, munido de botões em lugar de teclado. Patenteada em 1829, alguns anos antes do acordeão, tem sido substituída por este último. É um dos instrumentos popularmente chamados, no Brasil de sanfona. O bandoneón argentino é uma evolução da concertina, dotado de consideráveis recursos musicais.