18 de jun. de 2007

Romanos


Povo materialista, belicoso, preocupado com as conquistas, o romano não era muito dado à arte. Os romanos eram vaidosos, e dizem que os seus imperadores, somente por vaidade, instituíram os primeiros concursos de canto. Todos os instrumentos musicais foram importados de outros povos, sendo considerado por eles como um dos mais importantes, a tíbia. Apreciavam e usavam também, freqüentemente a cítara e a lira de quatro cordas e a de sete cordas, trombetas retas, aulos (oboés recurvos), harpas, tuba e buzina.
A música romana surgiu com a conquista da Grécia. Vencedores com as armas e vencidos pelo saber e pela arte, os romanos trouxeram da Grécia, a música.

2 de jun. de 2007

Gregos


Parte essencial na educação dos gregos, sua música falava do amor e do devotamente às artes. Os gregos foram, entre os antigos, o povo que maior destaque deu à música. Para cada arte havia uma deusa protetora, uma musa. Música, significa arte das musas.
Entre os gregos, a lira era o instrumento nacional. Outro instrumento grego era a cítara, destinava-se especialmente à música séria. Os pastores gregos costumavam tocar a flauta de Pan, enquanto guardavam os rebanhos. Outro instrumento de grande importância era o aulo, uma flauta de palheta dupla, som agudo e excitante. É a flauta, propriamente dita.